quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Turmas do 5º ano visitam São Francisco do Sul

No final do mês de Outubro, as turmas do 5º ano da nossa escola visitaram a nossa bela "São Chico". 

Previamente, os alunos realizaram pesquisas no laboratório de informática, estudaram em sala um pouco mais sobre a cidade, como localização, pontos turísticos e história.

Entre os lugares visitados, estão o Morro do Forte e o Centro Histórico.




quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Doação de livros do Banco Itaú

Ontem, 20/11, a escola recebeu uma doação muito importante: novos livros para a nossa biblioteca. Eles foram doados pela fundação do banco Itaú, o mesmo que desenvolve o projeto de leitura para as crianças (leia mais aqui).

Confira o primeiro contato dos alunos do 1º e 2º ano do turno matutino com os livros:


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mitologia Grega - 6º ano - Profª Nena

Com a orientação da profª Nena e após pesquisas no laboratório de informática, os alunos dos 6º anos elaboraram cartazes sobre a mitologia grega. Clique na imagem desejada e veja o que eles descobriram sobre esse assunto!


Projeto Contos de Mistérios - 5º ano - Profª Vanessa

As turmas do 5º ano da E.M. Professor Oswaldo Cabral trabalharam ao longo do ano com um projeto de arrepiar: "Contos de Mistérios", criado pela professora Vanessa.
Nesse projeto os alunos leem, estudam, exploram e produzem contos de mistérios, que são reunidos em um livro. 
 
Confira as fotos do encerramento do projeto, que aconteceu no dia 31/10, dia das bruxas!
 

15 de Novembro - Dia da Proclamação da República


No dia 15 de novembro é feriado nacional. Além de ser um ótimo dia para dormir um pouco mais tarde, brincar com os amigos e jogar videogame, nessa data é comemorado o dia da Proclamação da República. Porém, você sabe o que é e como foi esse importante evento do nosso país?

Há mais 123 anos, o formato de governo regente no Brasil era a Monarquia. Isso quer dizer que apenas uma pessoa, chamada de rei ou imperador, tinha o direito de tomar as decisões que eram importantes para o rumo do nosso país. 

O principal problema era que o cargo de monarca era passado de pai para filho, sem o direito de escolha do novo governante pelo povo, como acontece nos dias atuais. Isso quer dizer que, quando o rei morresse, um dos seus filhos assumia o trono, mantendo o controle da nação concentrado apenas em uma família durante várias gerações. Além de tudo isso, a família real geralmente governava o país levando em consideração apenas seus próprios interesses, ignorando a população.

O tempo ia passando e o nosso país ia se desenvolvendo, ficando cada vez mais rico e forte. No final da década de 1880, o império brasileiro, comandado por Dom Pedro II, estava em crise. Muitas pessoas, de diversas classes e setores sociais do nosso país, estavam insatisfeitas com a forma de como o imperador governava o Brasil. 

Assim, várias pessoas se reuniram no Brasil inteiro para apoiar e idealizar a adoção do regime republicano em nosso país. Elas queriam o direito de escolher seus governantes, que ficariam por um tempo limitado no poder até a realização de uma nova eleição. 
 
Assim, no dia 15 de novembro de 1889, os militares, comandados pelo marechal Deodoro da Fonseca, aplicaram um golpe que acabaria com o regime monárquico. Na mesma noite, o marechal assinou o manifesto que proclamaria a república e iniciava um novo governo com ele como o primeiro presidente da república do Brasil. A família real ia embora para Portugal três dias depois e o sonho de ter um Brasil republicano finalmente se consolidava.
 Fonte: http://www.nossoclubinho.com.br/proclamacao-da-republica/