segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sementeira - Projeto Horta Pedagógica


Os alunos do 6º ano, sob a orientação da profª Eliane, concluíram as sementeiras de diversas hortaliças. Estas serão acompanhadas durante todo o processo de estudo sobre o solo.

 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Projeto "Horta Pedagógica" - Profª Eliane

A professora Eliane Kiehn de Souza está desenvolvendo com os alunos do 6º ao 9º ano um projeto intitulado “Horta Pedagógica”.

O projeto tem como objetivo principal sensibilizar e conscientizar os adolescentes de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Por meio das atividades desenvolvidas, espera-se:

- Despertar o interesse dos adolescentes para o cultivo de horta e um jardim sensorial.

- Dar oportunidade de aprender, desde o processo de germinação, a cultivar plantas que sirvam para a complementação da merenda escolar e da aprendizagem sensorial das cultivares.

- Conscientizar sobre a importância de saborear um alimento saudável e nutritivo.

- Degustar o alimento semeado, cultivado e colhido.

- Criar um jardim sensorial e produtivo pela qual todos se sintam responsáveis.

- Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar.

- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana.

- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

O desenvolvimento do projeto está sendo feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, planeja-se escolher uma ou mais plantas para serem cultivadas.


Etapas do projeto

1ª etapa: Visitação à horta.
Reconhecer o espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, a professora e auxiliar devem aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela.

Explorar o espaço da horta,mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura,como manusear,com segurança, a pá e o regador confeccionados com garrafa pet.

Preparação da terra: Depois de uma aula sobre plantio,os alunos começam a preparar a terra dos canteiros e nas garrafas Pet.

2ª etapa: Escolha do que cultivar.
Apresentação do que será plantado, observando o seu valor nutricional.

3ª etapa: Plantio.
Explicar a diversidade de sementes e sua funcionalidades. Preparo das “covas” para a colocação das sementes e seu plantio, com previa observação das regas e suas manutenções.

4ª etapa: Acompanhamento.
Observação do crescimento das sementes, limpeza e rega dos canteiros e garrafas Pet.

5ª etapa: Colheita.
Colher e experimentar, conforme receitas pesquisadas pelos alunos. Observar como a proteína vegetal é complementar numa dieta saudável.

Nas imagens abaixo, podemos ver os alunos verificando dos tipos de solo na escola: argiloso, arenoso e humoso.





quarta-feira, 1 de abril de 2015

Projeto "Música nas Escolas"

Aconteceu em nossa escola na última semana, uma apresentação cultural do projeto "Música nas Escolas". Nossos alunos puderam cantar o hino nacional e de Joinville acompanhados de instrumentos clássicos, como violino e violoncelo, além de prestigiarem a música clássica.