sexta-feira, 16 de maio de 2014

Medalhas de ouro na Obmep: um é nosso!

Joinville é campeã catarinense na Olimpíada de Matemática

Cinco estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Joinville conquistaram medalhas de ouro na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A solenidade de entrega das medalhas para estudantes de todo Brasil aconteceu no Rio de Janeiro na semana passada com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Na classificação geral por municípios, Joinville ficou abaixo apenas de sete capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, São Paulo e Fortaleza.

A Obmep 2013 envolveu 18,7 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas de todo Brasil. Mais de 99,35% dos municípios foram representados. Os cinco medalhistas de ouro da rede municipal de Joinville são: Lucas Dalfovo Pereira (E. M. P. Hans Muller), Michael Weiss (E. M. P. Hans Muller), Jeferson Camargo da Silva (E. M. Pe. Valente Simioni), João Vitor Ramaskais Lopes (E. M. Prof. Oswaldo Cabral) e Eduardo Lennert Ramme (E. M. Gov. Pedro Ivo Campos).

Também conquistaram ouro por Joinville dois estudantes do ensino médio: Gabriella Maria Radke Chaves (IFSC, Campus Joinville) e Cristian Madruga (EEB Plácido Olímpio de Oliveira).

Nesta 9ª edição da Obmep foram entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze. O Estado de Minas Gerais foi destaque em medalhistas de ouro com 149 no total, seguido de São Paulo com 109, do Rio de Janeiro com 54, Paraná com 33 e Santa Catarina com 26.

De Santa Catarina conquistaram ouro sete de Joinville, quatro de Blumenau, duas de Chapecó e Massaranduba, uma de Braço do Norte, Águas Mornas, Antônio Carlos, Videira, Xaxim, Pomerode, Taió, São João Batista, Capinzal, Nova Trento e Concórdia.

A Olimpíada de Matemática é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.

A 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014) teve um total de 18.187.971 alunos inscritos de 46.698 escolas. Em relação ao ano passado, aumentou o número de municípios com escolas participantes: foram 5.533 neste ano (99,41% do total de cidades brasileiras) contra 5.529 em 2013. As inscrições para a Obmep 2014 se encerraram no dia 21 de março, e a prova da primeira fase será em 27 de maio.

Parabéns ao nosso aluno  João Vitor Ramaskais Lopes, do 8º ano 2 vespertino. Estamos todos muito orgulhosos com o seu desempenho! Com certeza esse é só um pequeno reflexo de todo seu empenho e esforço. Mais uma vez, parabéns!

João Vitor Ramaskais Lopes

Nenhum comentário: